Início >

Paralisia de Laringe em Cães

Tudo sobre:

PARALISIA DE LARINGE EM CÃES

A laringe é um órgão do sistema respiratório composto por membranas e cartilagens situada entre a faringe e a traqueia, onde localizam-se as cordas vocais. Ela funciona como uma válvula que impede a passagem de ar durante a deglutição e a passagem de partículas alimentares ou líquidos para a via respiratória. A paralisia de laringe é caracterizada pela incapacidade de abduçāo (abertura) das cartilagens aritenóides durante a inspiraçāo, provocando o estreitamento da passagem de ar e uma obstrução das vias aéreas superiores.

A paralisia laríngea geralmente é idiopática. No entanto, algumas situações podem predispor o aparecimento da mesma. Traumas ou neoplasias na região ventral do pescoço podem causar danos aos nervos laríngeos recorrentes de forma direta ou pelo processo de inflamação e cicatrização. Tumores e traumatismos envolvendo a cavidade torácica anterior também podem causar lesões aos nervos, pois eles cursam ao redor de estruturas ali presentes, como a artéria subclávia e ligamento arterioso.

Animais com polineuropatia ou polimiopatia podem apresentar paralisia laríngea como sinal clínico predominante e estas podem ser associadas a doenças imunomediadas, endocrinopatias ou outros distúrbios sistêmicos. Os casos congênitos foram documentadas em cães da raça Bouvier de Flandres, Husky Siberiano e Bull Terrier. O complexo paralisia laríngea-polineuropatia já foi descrita em Dálmatas, Rottweillers e Great Pirennes.

É incomum em gatos e pode ocorrer em cães de qualquer idade e raça, embora a forma idiopática seja mais relatada em animais mais velhos e de grande porte, como cāes das raças Golden e Labrador Retriever.

Dúvidas frequentes

Transmissão

- Nāo se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner