É emergencial

Afeta cães e gatos

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Pode exigir exames complementares

Castração não influencia

Tudo sobre:

PIELONEFRITE

Os rins desempenham diversas funções para a manutenção do equilíbrio do organismo e existem várias doenças que podem alterar essas funções, como lesões estruturais, infecções bacterianas, entre outras. Uma das principais causas de doença renal crônica em pequenos animais é a pielonefrite. Essa doença é caracterizada pelo acúmulo de conteúdo purulento no rim, que geralmente é causado por uma infecção bacteriana e às vezes viral.

Essas infecções ocorrem geralmente por uma via ascendente, isto é, quando o início da infecção foi na bexiga ou ureter e chegou ao rim ficando aprisionada causando o acúmulo do conteúdo no órgão. Os principais microrganismos causadores de pielonefrite em pequenos animais são Streptococcus spp., Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae e Enterobacter spp. Os cães tendem a ser mais acometidos do que os gatos, sendo mais comum em fêmeas com idade avançada.

É definida como pielonefrite aguda quando a infecção bacteriana envolve o trato urinário superior, sendo uma infecção supurativa aguda do rim e da pelve renal com necrose de supuração, podendo resultar em cicatriz renal permanente e, consequentemente, insuficiência renal crônica. A doença é grave e na maioria dos casos evolui para óbito.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner