É emergencial
Afeta cães e gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração não influencia
Tudo sobre:
Os rins desempenham diversas funções para a manutenção do equilíbrio do organismo e existem várias doenças que podem alterar essas funções, como lesões estruturais, infecções bacterianas, entre outras. Uma das principais causas de doença renal crônica em pequenos animais é a pielonefrite. Essa doença é caracterizada pelo acúmulo de conteúdo purulento no rim, que geralmente é causado por uma infecção bacteriana e às vezes viral.
Essas infecções ocorrem geralmente por uma via ascendente, isto é, quando o início da infecção foi na bexiga ou ureter e chegou ao rim ficando aprisionada causando o acúmulo do conteúdo no órgão. Os principais microrganismos causadores de pielonefrite em pequenos animais são Streptococcus spp., Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae e Enterobacter spp. Os cães tendem a ser mais acometidos do que os gatos, sendo mais comum em fêmeas com idade avançada.
É definida como pielonefrite aguda quando a infecção bacteriana envolve o trato urinário superior, sendo uma infecção supurativa aguda do rim e da pelve renal com necrose de supuração, podendo resultar em cicatriz renal permanente e, consequentemente, insuficiência renal crônica. A doença é grave e na maioria dos casos evolui para óbito.
-Não se aplica
-Vômito
-Anorexia
-Diarreia
-Apatia
-Emagrecimento
-Úlceras na língua
-Anemia
-Hálito urêmico
-Poliúria
-Polidipsia
-Disúria
-Hematúria
-Urina de odor fétido
Associação de sinais clínicos e histórico do animal, que geralmente inclui cistite recorrente.
-Ultrassonografia abdominal
-Hemograma
-Bioquimico sérico
-Radiografias
-Urinálise
-Cultura e antibiograma da urina
Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do Médico Veterinário.
Essa doença é considerada emergência com grande risco de óbitos dos animais acometidos. O tratamento consiste em fluidoterapia, antibioticoterapia sistêmica, antinflamatório, analgésicos e acompanhamento minucioso desse animal.
Caso o acometimento seja de apenas um rim, pode ser realizada a nefrectomia unilateral, pois animais nefrectomizados tendem a ter boa sobrevida.
-Não se aplica
GNOATTO, F. W; ROSSATO, C.K Síndrome urêmica em um canino com pielonefrite supurativa bilateral associada à cistite crônica - relato de caso. XXI Seminário Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão.
MENDES, V. et al. Hidronefrose com pielonefrite associada à urolitíase em um filhote de cão. Anais do 8° salão internacional de ensino médio, pesquisa e extensão da UNIPAMPA, v.8, n. 2, 2016.
MELLO, A. et al. Caso de pielonefrite em canino de pequeno porte. VII Congresso Paulista das Especialidades, v. 15, n. 2, 2017.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.