Piodermite
Tudo sobre:
Piodermite é uma alteração de pele, devido à infecção bacteriana que leva ao acúmulo de células de defesa com líquido proteico, ou seja, é uma lesão de pele de aspecto úmido. Pode atingir cães e gatos, no entanto, os caninos são mais afetados devido às características anatômicas inerentes à espécie que facilitam a infecção.
É extremamente comum sua ocorrência na rotina podendo ser primária ou secundária a alguma outra enfermidade, na maioria dos casos. A forma primária está relacionada à deficiências na resposta imune do paciente. Já a secundária ocorre quando existe uma causa base, em que um patógeno oportunista se multiplica levando à piodermite, podendo ocorrer devido à endocrinopatias, parasitas (ácaro, fungo, pulga, carrapato, larvas de moscas - “berne”/ ”miíase, traumatismos (arranhadura, mordidas, queimaduras), estresse comportamental, atopia, má higiene, calor, umidade e tratamento inadequado.
A principal bactéria envolvida é o Staphylococcus pseudointermedius, anteriormente denominados como S. intermedius, patógenos oportunistas, podendo ser encontrados na pele, superfície nasal e intestinal de animais saudáveis. É de extrema importância lembrar do potencial zoonótico deste agente, ou seja, pode causar a doença tanto em animais quanto em seres humanos.
- Parasitas
- Mordedura
- Feridas
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso