Prolapso uterino
Tudo sobre:
Embora seja mais comum em vacas, o prolapso uterino também ocorre em cadelas e gatas. Trata-se da projeção ou inversão do útero, ou de parte dele, para o meio externo através do canal vaginal. O prolapso acontece no período imediato após o parto e ocorre principalmente devido ao esforço excessivo para a expulsão do feto ao nascimento. Processos irritativos que promovam contrações exageradas também estão envolvidos na causa de prolapsos.
Os fatores que mais predispõem a prolapsos uterinos são: partos distócicos, filhotes muito grandes, retenção de placenta e ligamentos uterinos flácidos após muitas gestações consecutivas.
No Brasil, os prolapsos uterinos são mais comumente relatados em cadelas do que em gatas, embora muitos relatos da literatura mundial apontem ser mais comum em gatas. Não há predisposição racial e devido às múltiplas gestações causarem um afrouxamento dos ligamentos uterinos, pode ser mais comum em fêmeas multíparas e mais velhas.
Quando o útero se projeta para o meio externo, pode ocorrer interiorização de alças intestinais ou da bexiga para dentro do útero, então um exame minucioso deve ser realizado, pois os fetos também podem ser encontrados retidos em úteros prolapsados. O prolapso uterino trata-se de uma emergência e pode exigir laparotomia imediata, pois pode ocorrer ruptura uterina e a hemorragia ser fatal.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso