É emergencial
Afeta cães e gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração não influencia
Tudo sobre:
Proptose é o deslocamento do globo ocular ao mesmo tempo em que ocorre o encarceramento da pálpebra atrás do olho. Pode ser uni ou bilateral e geralmente é consequência de traumas como acidentes automobilísticos, mordeduras em brigas e quedas de grandes alturas. A condição é considerada emergência cirúrgica e a manutenção da visão pode ser determinada pelo reposicionamento rápido do olho pelo(a) médico(a) veterinário(a).
Raças braquicefálicas como o Pug, Buldogue, Pequinês e Shih tzu são mais predispostas podendo ocorrer até mesmo em traumas leves. Não há predisposição quanto ao sexo e é mais comum em cães do que em gatos devido a posição do olho na órbita. Nos cães a órbita é mais rasa, os olhos são mais proeminentes e o espaço entre as pálpebras é mais amplo. Nos gatos, a proptose geralmente está associada a traumas graves, à fraturas na face e avulsão de músculos extra-oculares e lesões no nervo óptico, tendo nesse caso um prognóstico desfavorável para recuperação da visão.
A perda da visão pode ocorrer em 60 a 70% dos cães e em até 100% dos gatos. Após o reposicionamento do olho, os animais podem apresentar estrabismo, além de outras sequelas como lagoftalmia, perda de sensibilidade, ceratoconjuntivite seca, ceratite, glaucoma e phthisis bulbi. O trauma em um olho pode afetar o olho contralateral devido o nervo óptico de ambos olhos serem unidos numa área chamada quiasma.
A retirado do olho pode ser considerada nos casos onde ocorreram danos no suprimento sanguíneo, extrusão e comprometimento das estruturas internas ou quando o aumento de volume da região ao redor do globo impede o reposicionamento.
- Não se aplica
-Histórico de trauma com acometimento da cabeça
-Posicionamento anormal do olho com aprisionamento da pálpebra
-Edema periocular
-Hemorragias oculares
-Ruptura dos músculos perioculares
-Midríase ou miose
-Podem haver traumas adicionais como fraturas de osso zigomático, traumatismo craniano e laceração de córnea
-Pode ser dificultado pelo edema ao redor do olho, mas se deve observar o deslocamento do globo ocular e aprisionamento da pálpebra
-Exame dos reflexos pupilares
-Avaliação do fundo do olho
-Aferição da pressão intraocular
-Ultrassonografia ocular
-Radiografia craniana para avaliação de possíveis fraturas
Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do(a) Médico(a) Veterinário(a).
O tratamento deve ser iniciado imediatamente após o diagnóstico e é fundamentalmente cirúrgico, porém o tutor pode ser orientado a proteger a região para evitar automutilação. Então indica-se o uso do colar elisabetano e a lavagem do olho com solução fisiológica gelada para manter o olho umedecido.
Na cirurgia, o(a) médico(a) veterinário(a) fará manobras para reposicionamento do olho se possível, ou se os danos forem irreversíveis, proceder com a retirada do olho.
No pós-cirúrgico é necessário uso de antibióticos, anti-inflamatórios e colírio antibiótico. A reavaliação pelo(a) médico(a) veterinário(a) deve ser feita com frequência e a colaboração do tutor através da aplicação correta do colírio, administração dos medicamentos indicados e uso do colar é importantíssima para o sucesso do tratamento.
É importante que tutores de animais braquicefálicos saibam que os olhos desses cães são mais expostos, sendo necessários cuidados com o ambiente para reduzir os riscos de acidentes. Acesso a telhados, janelas e sacadas sem rede de proteção não são recomendados. Passeios na rua devem ocorrer sempre na companhia do tutor e o animal deve estar com coleira e guia, assim acidentes como atropelamentos e brigas com outros cães podem ser evitados.
MANDELL, D. Ophthalmic Emergencies. Clinical Techniques in Small Animal Practice. v. 15, n. 2, p. 94-100, 2002.
FOSSUM, T. Cirurgia de Pequenos animais. Ed.4. Elsevier Editora; Rio de Janeiro. cap.17, Cirurgia do Olho; p. 834-877, 2015.
BRANDÃO, C.V.S. Proptose em Cães e Gatos: Análise Retrospectiva de 64 Casos. Archives of Veterinary Science. v. 10, n. 1, p. 83-87, 2005.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.