Prostatomegalia
Tudo sobre:
A próstata é uma glândula sexual acessória responsável pela produção dos fluidos que transportam o espermatozoide. O seu aumento (prostatomegalia) ocorre secundariamente à estimulação por hormônios androgênicos, portanto, é comum sua ocorrência em animais não castrados. Entre as alterações prostáticas estão a hiperplasia, metaplasia, prostatite, cisto prostáticos, abscesso ou neoplasias.
Dentre as alterações prostáticas, a de maior ocorrência é a hiperplasia prostática benigna, que resulta em prostatomegalia, observada em quase 100% dos animais que não foram castrados com o avançar da idade (após cinco anos de vida).
As alterações prostáticas geralmente acometem cães machos de meia idade a idosos, sendo a maioria diagnosticada entre oito e nove anos. Os sinais clínicos mais comuns são gotejamento de urina (com ou sem sangue), hematúria (urina com sangue) e tenesmo (sensação de urgência para urinar), em casos de compressão do cólon descendente.
Não há predileção por raça, mas observa-se prostatomegalia com grande frequência em Doberman, Bernese, Scottish Terriers e Boiadeiro de Flandres. Em gatos, essas alterações são consideradas raras.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso