Não é considerada emergencial
Afeta cães e gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração não influencia
Tudo sobre:
A salmonelose é uma doença causada pela bactéria Salmonella spp., pertencente à família das Enterobactérias. Essas bactérias são altamente adaptadas para a contaminação e a colonização do trato gastrointestinal tanto dos humanos quanto dos animais, sendo responsáveis por quadros de gastroenterites.
Além da infecção causada pela ingestão de água e alimento contaminados, a transmissão também pode ocorrer devido às más condições higiênicas e ao contato direto com animais doentes ou portadores assintomáticos, como cães, gatos, galinhas, porcos, répteis e anfíbios.
Os animais domésticos podem adquirir a infecção da mesma forma que os seres humanos e por meio do consumo de carne crua contaminada, aves ou produtos derivados contaminados.
Os animais mantidos em canis apresentam maior risco de contrair a infecção e cães jovens, uma vez infectados, são mais propensos a desenvolver a doença. A salmonelose ocorre principalmente em animais jovens/ filhotes com menos de um ano de idade e animais debilitados e imunossuprimidos.
- Alimentos contaminados
- Água contaminada
- Fômites
- Fezes contaminados
- Diarreia
- Apatia
- Anorexia
- Desidratação
- Emagrecimento progressivo
- Êmese
- Pirexia
- Sinais de sepse
- Dor abdominal
- Óbito
Associação de sinais clínicos e anamnese
- Hemograma completo
- Bioquimico
- Coleta de material por Swab estéril
- Coprocultura
- Necropsia (post mortem)
O tratamento varia de acordo com a sintomatologia clínica do(a) paciente. Em casos mais graves, é indicada a internação do animal para reposição hidroeletrolítica com fluidoterapia, antibioticoterapia sistêmica após antibiograma de preferência (saber qual melhor antibiótico) para combater a bactéria, utilização de analgésicos que tenham efeitos em vísceras, antieméticos, protetores gástricos, drogas vasopressoras (aumentar a pressão arterial), se necessário, e alimentação parenteral.
Os animais infectados devem ser isolados durante o tratamento e manifestação clínica.
O prognóstico geralmente é bom, porém, em casos de septicemia (infecção generalizada) é reservado.
A prevenção de salmonelose em cães e gatos ocorre por meio do manejo sanitário correto (retirada diária das fezes, limpeza periódica do ambiente, fornecimento de água de qualidade e limpeza frequente dos recipientes de alimento e água). Além disso, deve-se fornecer aos animais alimentos de origem conhecida e de qualidade, não oferecer carne crua e, em casos de fornecimento de alimentos in natura, recomenda-se a higienização adequada.
Em relação à prevenção em seres humanos, algumas condutas simples podem evitar contaminação, como higienização dos alimentos, lavar as mãos adequadamente, cozinhar a carne e ovos e evitar o consumo de alimentos de procedência duvidosa.
MEGID, J. et al. Salmonelose em cães de experimentação. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 38, n. 1, 2001.
VIEL, P; DEGENHARDT, R; D’AGOSTINI, F. M. Presença de Salmonella SPP. em fezes de gatos no município de Ouro, SC. Unoesc & Ciência - ACBS, v. 5, n. 2, p. 203-208, 2014.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.