Sepse e Bacteremia
Tudo sobre:
A sepse é uma síndrome complexa e grave que resulta em um grande número de mortes tanto na medicina veterinária, quanto na medicina humana. Corresponde a uma intensa resposta inflamatória sistêmica do organismo diante de uma infecção causada principalmente por bactérias.
Quando bactérias viáveis chegam à corrente sanguínea e se disseminam por todo o corpo, instala-se o quadro conhecido por bacteremia, a qual pode resultar em uma resposta agressiva do sistema imune do indivíduo (ex.: sepse).
A sepse pode ser desencadeada por lesão local ou generalizada, trauma, lesão térmica, processos estéreis ou inflamatórios. Os agentes envolvidos podem ter origem bacteriana (mais comum), fúngica, viral ou protozoária.
Cada paciente possui um fator de predisposição que o torna mais suscetível a desenvolver a sepse, como por exemplo os fatores genéticos, comorbidades associadas, idade, espécie, raça, sexo, e até mesmo fatores socioeconômicos.
Os fatores sépticos mais comumente encontrados em cães e gatos são provenientes da cavidade pleural e abdominal, trato urinário, respiratório, reprodutivo, gastrointestinal e traumas, sendo a peritonite a causa mais comum de sepse em cães. As afecções mais comuns de causar a sepse em cães são peritonite, pneumonia, piometra, prostatite e infecção de feridas. Já nos gatos está relacionada principalmente ao piotórax, peritonite séptica, doenças do trato gastrointestinal, endocardite, pielonefrite, osteomielite e piometra.
Pode acometer qualquer raça de qualquer espécie e todas as faixas etárias podem desenvolver uma infecção generalizada.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso