Sequestro de Córnea
Tudo sobre:
A córnea é a porção anterior do bulbo ocular e corresponde a uma camada fibrosa, transparente e avascular que tem como principais funções proteger e dar suporte às estruturas oculares interiores, além de ser fundamental na formação da visão. Histologicamente é possível distinguir quatro camadas distintas: epitélio e membrana basal, estroma, membrana de Descemet e endotélio. Qualquer agressão à córnea pode resultar na perda de transparência e algum grau de opacificação, temporário ou permanente.
O sequestro de córnea é caracterizada pelo aparecimento de uma placa de cor escura, podendo ser na cor marrom, preta ou âmbar, comumente encontrada na região central ou paracentral da córnea. Essa afecção pode ser chamada de necrose coreana felina, córnea nigrum, mumificação coreana, degenerescência focal, queratite necrótica primária, queratite ulcerativa crônica e lesão negra isolada. A lesão limita-se ao epitélio, entretanto, pode atingir a membrana Descemet e levar à perfuração do bulbo ocular. A lesão pode ser uni ou bilateral, ocorrendo com maior frequência da forma unilateral. Além disso, ela pode se manter estável por anos ou progredir em dias ou semanas.
Acomete principalmente gatos, mas há relatos em equinos e cães. Não há predisposição de gênero e idade, entretanto, não afeta neonatos. Siamês, Birmanês e Raças braquicefálicas têm maior propensão a desenvolver o sequestro de córnea.
- Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso