Não é considerada emergencial
Afeta somente gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Não exige exames complementares
Castração não influencia
Tudo sobre:
A síndrome da hiperestesia felina, ou também denominada apenas hiperestesia felina, é uma síndrome pouco compreendida, de difícil diagnóstico e de causa e patogenia pouco entendidas, caracterizada por sinais clínicos variados.
O felino acometido pode apresentar alterações comportamentais, tais como perseguição da cauda, lambedura ou mordedura excessiva em região lombar, anal ou caudal. Além disso, pode ocorrer tremulações na pele, espasmos/ fasciculações musculares, vocalização exacerbada, pulos e corridas incontroláveis, midríase e comportamentos que podem estar associados a possíveis alucinações.
Alguns pesquisadores acreditam que a hiperestesia seja apenas uma alteração comportamental, porém, outros consideram que sua ocorrência é secundária a convulsões focais, hiperinervação dopaminérgica ou doenças dermatológicas, como a dermatite alérgica por picada de pulga (DAPP). Outros ainda acreditam que desordens miopáticas podem estar associadas à sintomatologia observada em gatos com hiperestesia. Sendo assim, é difícil realizar um diagnóstico preciso e diferenciar a síndrome de outra causa de convulsão. Pode ocorrer em gatos de qualquer raça, idade e sexo.
-Não se aplica
- Perseguição da cauda
- Lambedura ou mordedura excessiva em região lombar, anal ou caudal
- Espasmos ou fasciculações musculares
- Vocalização exacerbada
- Alteração comportamental
- Midríases
- Possíveis alucinações
- Alodinia
- Dermatite alérgica
- Hipersensibilidade à picada de pulga
- Condições neurológicas (convulsão/ epilepsia)
É uma síndrome de difícil diagnóstico, sendo realizado a partir do histórico, exame físico do paciente e diagnóstico terapêutico.
Observação: A realização e a definição da necessidade de exames complementares são decisões do(a) Médico(a) Veterinário(a).
Uma vez que o diagnóstico definitivo é difícil e diversas outras causas estão associadas à sintomatologia da hiperestesia, a utilização de medicamentos tem como objetivo proporcionar alívio dos sintomas.
O tratamento é realizado a partir da utilização de medicações anti-inflamatórias, benzodiazepínicos, inibidores seletivos da recaptação de serotonina, anticonvulsivantes e antidepressivos tricíclicos. Há um relato de melhora clínica em uma gata após a utilização de homeopatia, portanto, terapias alternativas podem ser consideradas para o tratamento dessa síndrome.
O prognóstico é variável e depende da progressão do quadro clínico.
Não há medidas preventivas para a ocorrência da hiperestesia felina.
AMORIM, A.PG; SOUZA, M.F.A; BRUM, K.B; Uso de atropa belladonna como simillimum em um gato com suspeita de síndrome de hiperestesia felina; 8º Congresso de Homeopatia Veterinária da AMVHB, 2017.
BATLE PA, RUSBRIDGE C, NUTTALL T, HEATH S, MARIOONI-HENRY K; Feline hyperaesthesia syndrome with self-trauma to the tail: retrospective study of seven cases and proposal for integrated multidisciplinary diagnostic approach; Journal of Feline Medicine and Surgery 1-8, 2018.
CIRIBASSI J; Feline Hyperesthesia Syndrome; June 2009; Compendium: Continuing Education for Veterinarians.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.