Não é considerada emergencial
Afeta somente gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração não influencia
Tudo sobre:
A síndrome da fragilidade cutânea felina é um distúrbio adquirido que promove um afinamento da pele do gato a ponto de, em caso de mínimo traumatismo, provocar a ruptura da mesma. Quando ocorre o rompimento da pele geralmente não há sangramento ou ocorre sangramento mínimo. A pele dos gatos portadores da síndrome não é extensível, ou seja, ela não se expande quando tracionada, o que aconteceria em animais normais. As fibras colágenas que dão elasticidade à pele estão desorganizadas e em menor quantidade em gatos que apresentam a síndrome. Geralmente observada em gatos de meia idade a idosos, não apresenta relação com o sexo e nem com raças específicas.
Essa síndrome é uma das principais manifestações clínicas em casos de hiperadrenocorticismo em gatos. Nessa doença, ocorre um aumento dos níveis de hormônios corticoides e menor produção de colágeno promovendo a fragilidade da pele. Pode também estar relacionada ao uso excessivo de medicamentos progestágenos, à diabetes mellitus e em casos de caquexia severa. Na caquexia, a falta de ingestão dos nutrientes adequados, associado à predisposição para a síndrome, gera menor produção e deposição de colágeno na pele a tornando frágil.
A fragilidade cutânea felina já foi relatada em gatos com lipidose hepática, peritonite infecciosa felina (PIF), histoplasmose disseminada, colangiohepatite e linfoma multicêntrico, porém essas associações não tiveram a patogênese esclarecida.
-Não se aplica
Sinais inespecíficos (isolados ou em conjunto):
-Emagrecimento progressivo
-Caquexia
-Desidratação
-Apatia
-Mucosas pálidas
-Abdomen distendido
-Poliúria
-Polidipsia
-Polifagia
-Perda de massa muscular
Sinais relacionados à doença
-Lacerações cutâneas sem evidenciação de sangramento e cicatrizes de lesões anteriores
-A pele fina que se rasga facilmente à mínima tração
-Alopecia ou pelos esparsos
-Crostas
-Vasos sanguíneos facilmente visíveis
-Histórico de lesões de pele que ocorram em traumas mínimos
-Biopsia e histopatológico
-Dosagem de cortisol em casos de suspeita de hiperadrenocorticismo e investigação da causa dessa doença
-Investigação de outras doenças relacionadas à síndrome
Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do (a) Médico(a) Veterinário(a).
Deve-se investigar a causa primária da doença para instituir o tratamento adequado. Muitas vezes podem ocorrer infecções secundárias na pele e a antibioticoterapia ser necessária. Uma dieta balanceada indicada pelo médico veterinário pode ser instituída assim que diagnosticada a síndrome.
O hiperadrenocorticismo é a principal causa da síndrome da fragilidade cutânea felina e pode ser causado pelo uso excessivo de corticoides, então é importante não utilizar nenhum medicamento sem orientação do médico veterinário.
Uma dieta balanceada também é importante para a manutenção do colágeno da pele, assim esta deve ser adequada à fase da vida do animal e oferecida na quantidade certa.
TROTMAN, Tara K.; MAULDIN, Elizabeth; HOFFMANN, Vickie; DEL PIERO, Fabio; HESS, Rebecka S. Skin fragility syndrome in a cat with feline infectious peritonitis and hepatic lipidosis. Veterinary Dermatology. v, 18, n. 5, p. 365-369, oct., 2007.
FURIANI, Nicla; PORCELLATO, Ilaria; BRACHELENTE, Chiara. Reversible and cachexia-associated feline skin fragility syndrome in three cats. Veterinary Dermatology, v. 28, p. 508–e121, 2017. DOI: 10.1111/vde.12457
DA SILVA, Ana Paula; FIGHERA, Rafael Almeida. Síndrome da fragilidade cutânea adquirida e diabetes mellitus secundários ao hiperadrenocorticismo em um gato. Acta Scientiae Veterinariae, v. 46(Suppl 1), p. 289, 2018
SCHANABEL, Anna Maria, JERICÓ, Márcia Marques. Hiperadrenocorticismo Felino. Em:Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos. Ed. 1. Guanabara Coogan: Rio de Janeiro, 2015, p. 5121-5128.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.