É emergencial

Afeta cães e gatos

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Não exige exames complementares

Castração não influencia

Tudo sobre:

SÍNDROME DO DEFINHAMENTO DO NEONATO

A síndrome do Definhamento do Neonato, também conhecida como Síndrome do Cão Debilitado, é definida como a ocorrência da morte de filhotes sem causa aparente, em ninhadas com três a 10 dias de vida. Nesses quadros, os filhotes nascem sem dificuldade, sem malformações clinicamente detectáveis, com o peso conforme o esperado para a raça e curva de crescimento normal até o aparecimento das manifestações clínicas. A mãe também não apresenta qualquer alteração ou dificuldade durante o parto ou pós-parto.

A causa pode ser multifatorial, mas especula-se de hipoplasia do timo (congênita, genética, de origem tóxica ou infecciosa) ou insuficiência de surfactante pulmonar (líquido lipoproteico que previne o fechamento dos alvéolos, responsáveis pelas trocas gasosas durante a respiração). Alguns autores sugerem ainda uma predisposição genética.

Os filhotes começam a manifestar incômodo, baixa reação ao mamar ou não procuram a mama, fadiga, inquietação associada a choro persistente, depressão progressiva e diminuição abrupta do peso. Os sinais clínicos evoluem rapidamente - em poucas horas a no máximo um dia, para coma e morte. Em situações excepcionais há morte súbita de filhotes.

Dúvidas frequentes

Transmissão

- Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner