Síndrome do Nó Sinusal Doente
Tudo sobre:
O nó sinusal ou nó sinoatrial é formado pelas células marca-passo fisiológicas cardíacas. Ele tem como função a manutenção do ritmo cardíaco normal. Quando sofrem uma lesão, essas células produzem potenciais elétricos de baixa amplitude e pouco eficazes no estímulo da contração das células do miocárdio (células cardíacas), provocando a redução da frequência cardíaca. Ou seja, é uma doença generalizada do sistema de condução cardíaca.
Pacientes com a Síndrome do Nó Sinusal Doente podem desenvolver assistolia devido à parada do nó sinoatrial com falha na geração de ritmos de escape adequados.
Sua origem não é muito bem esclarecida e pode ser multifatorial; em animais de companhia diz-se de origem idiopática. A disfunção do nó sinoatrial pode ter graus variáveis e, por isso, a síndrome pode manifestar diferentes apresentações clínicas. Alguns animais podem ser assintomáticos durante toda a vida.
Já foi identificada em humanos e cães. Nesta espécie, essa síndrome atinge mais frequentemente as fêmeas, de meia idade a idosas, embora possa ocorrer em machos também. Foi mais relatada nas raças Schnauzer miniatura e West Highland White Terrier, mas também é observada em Dachshund, Cocker Spaniel, Pug e cães sem raça definida (SRD). É extremamente rara em felinos.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso