Não é considerada emergencial
Afeta cães e gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração pode influenciar
Tudo sobre:
Os teratomas são tumores oriundo dos três folhetos embrionários (endoderma, mesoderma e ectoderma), estes são as camadas de células que dão origem aos órgãos e tecidos dos seres vivos. Ou seja, é uma neoplasia de origem embrionária, portanto, desenvolvida durante a gestação.
Teratomas são compostos por tecidos oriundos de vários locais como dentes, pelos, músculo, glândulas, entre outros, sendo diferente do tecido no qual eles surgem. É uma neoplasia rara nos animais domésticos, ocorrendo com maior frequência em cadelas e vacas, acometendo as gônadas (tecido reprodutivo) ou tecidos próximos à linha alba. Teratomas extra-gonadais são de baixa ocorrência, porém, há relato de um teratoma sacrococcígeo em um felino macho.
O teratoma ovariano é uma neoplasia de ocorrência rara, geralmente bem diferenciada e benigna. A ocorrência de metástases está associada a tumores malignos, podendo ocorrer em órgãos abdominais, pulmões, linfonodos e ossos. As metástases comumente possuem uma forma mais bizarra.
São descritos em cadelas com seis anos ou menos. Se apresentam como uma massa abdominal firme e palpável, envolvendo principalmente o ovário esquerdo.
A ultrassonografia e a radiografia evidenciam o teratoma como uma massa circunscrita, que pode apresentar focos irregulares de calcificação. Algumas vezes, o tumor pode ser encontrado de forma acidental durante a realização de alguns procedimentos cirúrgicos, como a castração. A confirmação diagnóstica é obtida pela análise histológica de fragmentos do tumor.
O tratamento é baseado na remoção cirúrgica do tumor, porém, a realização da ovariosalpingohisterectomia (castração) é mais aconselhada, principalmente em casos de malignidade, pois o tumor pode acometer ambos os ovários e o útero.
-Não se aplica
-Distensão abdominal
-Massa firme e palpável
-Perda de peso
-Anorexia
-Êmese
Observação: As manifestações clínicas irão variar com a localização do tumor. Alguns pacientes podem ser assintomáticos e o diagnóstico é ocasional.
-Associação da anamnese, histórico e exame clínico.
-Laparotomia exploratória
-Radiografia abdominal
-Ultrassonografia abdominal
-Biópsia
-Histopatologia*
-Hemograma completo
Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do(a) Médico(a) Veterinário(a).
*A histopatologia, a partir da biópsia do tumor, é imprescindível para a confirmação do diagnóstico e definição do tipo tumoral. A punção de linfonodo e posterior avaliação histopatológica são recomendadas para a pesquisa e determinação de possíveis pontos de metástase.
O tratamento varia de acordo com a localização da neoplasia e geralmente consiste na remoção cirúrgica do tumor. Se houver ocorrência de metástase, pode ser necessária a instituição de quimioterapia.
Quando tumor acomete somente um ovário, é benigno e não apresenta metástase, a ovariectomia (remoção cirúrgica do ovário) unilateral pode ser realizada, o animal é curado e pode ter uma vida reprodutiva normal. Porém, a OSH (castração) é recomendada pois além de levar a cura e evitar recidivas (em caso de teratomas benignos), ela previne o animal de outras doenças.
A omentectomia (remoção cirúrgica do omento) é recomendada mesmo quando não há evidência de lesões tumorais macroscópicas, pois ele é um sítio acometido frequentemente por metástases microscópicas.
Não há forma de prevenir a ocorrência do teratoma, pois ele se desenvolve durante a gestação, ou seja, o animal já nasce com a neoplasia, porém, como este tumor tende a acometer os ovários, a castração eletiva é indicada para a prevenção de metástases, que pode se desenvolver em casos de teratomas malignos. Além disso, sabe-se que a castração precoce leva à redução da chance de desenvolvimento de outras doenças, como o câncer de mama.
ABCMED, 2015. Teratoma: conceito, causas, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, prevenção e possíveis complicações.
AGUIRRA, L.R. V. M. Alterações anatomopatológicas ovarianas e uterinas de cadelas e gatas domiciliadas na região metropolitana de Belém, Pará. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Produção Animal), Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2013.
BLASZAK, B.; WALKOWSKI, M.; IBBS, M.; JASKOWSKI, J. M. Teratoma adultum in a bitch: a case report. Veterinarni Medicina, Prague, v. 54, n. 8, p. 379-381, 2009.
BISHOP, L. Intracranial teratoma in a domestic rabbit. Veterinary Pathology, Cary, v. 15, n. 4, p. 525-530, 1978.
BRUM, A., PASCON, J., DALECK, C., CARVALHO, M., & DE NARDI, A. Teratoma ovariano em cadela. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 41, p.115-116, 2004.
HENRIQUE, F. V. et al. Teratoma sacrococcígeo neonatal em felino: relato de caso. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 35, n. 1, p. 375-380, jan.- fev. 2014
NAGASHIMA, Y.; HOSHI, K.; TANAKA, R. et al. Ovarian and retroperitoneal teratomas in a dog. Journal of Veterinary Medical Science. Japan, v.62, n.7, p.793-795, 2000.
VASCONCELOS, A. C. Patologia Geral em Hipertexto. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2000.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.