Não é considerada emergencial

Afeta cães e gatos

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Pode exigir exames complementares

Castração pode influenciar

Tudo sobre:

TERATOMA

Os teratomas são tumores oriundo dos três folhetos embrionários (endoderma, mesoderma e ectoderma), estes são as camadas de células que dão origem aos órgãos e tecidos dos seres vivos. Ou seja, é uma neoplasia de origem embrionária, portanto, desenvolvida durante a gestação.

Teratomas são compostos por tecidos oriundos de vários locais como dentes, pelos, músculo, glândulas, entre outros, sendo diferente do tecido no qual eles surgem. É uma neoplasia rara nos animais domésticos, ocorrendo com maior frequência em cadelas e vacas, acometendo as gônadas (tecido reprodutivo) ou tecidos próximos à linha alba. Teratomas extra-gonadais são de baixa ocorrência, porém, há relato de um teratoma sacrococcígeo em um felino macho.

O teratoma ovariano é uma neoplasia de ocorrência rara, geralmente bem diferenciada e benigna. A ocorrência de metástases está associada a tumores malignos, podendo ocorrer em órgãos abdominais, pulmões, linfonodos e ossos. As metástases comumente possuem uma forma mais bizarra.

São descritos em cadelas com seis anos ou menos. Se apresentam como uma massa abdominal firme e palpável, envolvendo principalmente o ovário esquerdo.

A ultrassonografia e a radiografia evidenciam o teratoma como uma massa circunscrita, que pode apresentar focos irregulares de calcificação. Algumas vezes, o tumor pode ser encontrado de forma acidental durante a realização de alguns procedimentos cirúrgicos, como a castração. A confirmação diagnóstica é obtida pela análise histológica de fragmentos do tumor.

O tratamento é baseado na remoção cirúrgica do tumor, porém, a realização da ovariosalpingohisterectomia (castração) é mais aconselhada, principalmente em casos de malignidade, pois o tumor pode acometer ambos os ovários e o útero.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner