Toxocaríase
Tudo sobre:
A toxocaríase é causada por alguns nematódeos (vermes cilíndricos) da família Ascaridae, principalmente pelo Toxocara canis nos cães e pelo Toxocara cati nos gatos. Dentre os vermes cilíndricos que parasitam o intestinos de cães e gatos, o Toxocara é o mais frequente e por vezes podem ser vistos quando são eliminados nas fezes ou através de vômitos dos animais parasitados. Como o verme apresenta um comprimento de em média 15 cm, pode ser observado com facilidade por tutores(as) atentos.
Os vermes adultos vivem no intestino dos animais e liberam ovos em grande quantidade no ambiente através das fezes do animal. No meio ambiente (solo), acontece o desenvolvimento do parasita até o estágio de larva ainda no interior dos ovos e, dependendo das condições de clima, esse desenvolvimento pode durar semanas ou até meses para ocorrer.
A larva presente nos ovos pode sobreviver no ambiente por vários anos, até que seja ingerida por um animal e nesse estágio de evolução, chamado de infectante, é capaz de eclodir do ovo (sair do ovo) quando chega ao estômago do cão ou gato. Em seguida, penetra na corrente sanguínea sendo levada até os pulmões, onde sofre mutação para outro estágio de larva e volta para a boca do animal através da traqueia, e pode ser expelida por meio de vômito (podendo ser observada) ou engolida novamente, alojando-se no intestino até completar seu ciclo de vida chegando ao estágio adulto.
Também pode acontecer a transmissão da cadela para os filhotes durante a gestação, pois os parasitas são capazes de atravessar a barreira da placenta. Pode, ainda, ocorrer também a transmissão através do aleitamento dos filhotes. As cadelas e gatas podem se reinfectar após o parto, pois as mães têm o hábito de higienizar os filhotes, lambendo fezes e vômitos das crias.
A infecção é especialmente observada nos filhotes, por apresentarem imunidade baixa. São observadas ninhadas inteiras com sintomas como cólicas, fraqueza, emagrecimento, tosse causada pela presença das larvas nos pulmões e o abdome de tamanho bastante aumentado.
A toxocaríase é também uma zoonose, portanto, pode ocorrer infecção humana por Toxocara canis ou Toxocara cati, sendo conhecida como larva migrans visceral quando acomete humanos. Em geral, crianças em contato com solo contaminado acabam ingerindo os ovos e as larvas se alojam em órgãos do corpo causando sintomas diversos.
- Transplacentária
- Fezes
- Leite materno/ transmamária
- Ingestão de hospedeiros paratênicos
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso