Início >

Triquinose

Tudo sobre:

TRIQUINOSE

A tricose é uma doença causa por um verme nematóide do gênero Trichinella. Nos cães e gatos, a espécie mais diagnosticada é a T. spirallis. Este parasita vive na mucosa intestinal de cães, gatos, ratos e suínos, sendo uma importante zoonose, uma vez que pode ser transmitida para o ser humano, parasitando seu intestino. 

Durante a reprodução do parasita, as larvas saem da mucosa intestinal e entram na circulação sanguínea, chegando aos músculos, onde se desenvolvem e adquirem um formato de espiral. O organismo do hospedeiro reage a esta infecção local formando um cisto fibroso envolvendo a larva, que pode permanecer viva até por anos (latente), sem evolução clínica. Alguns músculos são infectados com maior frequência: músculos da língua, da área ao redor dos olhos, entre as costelas e diafragma.

Defende-se que esta doença é subdiagnosticada, ou seja, o número de casos conhecidos é bem inferior ao número de casos reais, principalmente pela semelhança com outras doenças e pelo curso não sintomático em alguns pacientes. 

Trata-se de um problema de saúde pública por dois motivos: transmissão de animais para humanos, sendo que na maioria dos casos estes animais são reservatórios da doença (não manifestam os sinais, apenas transmitem o parasita), e sua alta correlação com a falta de higiene, um grande problema no nosso País. 

A doença ocorre pela ingestão de carne crua ou mal cozida de animais portadores, principalmente carne suína. Os músculos vão conter as larvas, que irão se desenvolver no trato gastrintestinal.

Dúvidas frequentes

Transmissão

- Alimentos contaminados (carne crua/ mal cozida)


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner