Não é considerada emergencial
Afeta cães e gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração não influencia
Tudo sobre:
Tumores de corpo aórtico são neoplasias (câncer) localizados na base do coração. Sāo incomuns em cães e ocorrem ainda mais raramente em gatos, sendo observados com maior frequência em machos e animais velhos, com uma proporção de 80% de cães idosos dentre os animais diagnosticados.
Acredita-se que a falha da oxigenação no organismo, quando ocorre de forma prolongada, pode predispor esse tipo de tumor, portanto, cães braquicefálicos, aqueles com o focinho achatado, apresentam maiores chances de desenvolvimento do tumor, principalmente as raças Boxer, Boston Terrier e Buldogue Inglês.
Os tumores do corpo aórtico dificilmente se espalham para outros órgão do organismo, formando metástases, porém é comum encontrar a presença de outros tipos de tumores no animal diagnosticado com quimiodectomas, como também são chamados os tumores que ocorrem no corpo aórtico. Aproximadamente 50% dos cães que foram diagnosticados com quimiodectoma também apresentam diferentes tumores em outras regiões do corpo.
O animal pode permanecer sem sintomas evidentes, pois o quimiodectoma não causa sinais específicos pela sua presença, mas com o desenvolvimento da neoplasia, pode ocasionar a obstrução dos vasos da base do coração, causando sintomas relacionados à falta de circulação, como extremidades frias ou azuladas, tosse, vômitos ou em casos graves convulsões e síncope (desmaios).
-Não se aplica
Assintomático
- Apatia
- Letargia
- Anorexia
- Bradicardia
- Dispneia
- Tosse
- Êmese
- Cianose
- Convulsão
Associação de história clínica, exame físico e achados radiográficos e ecocardiográficos.
Exames que o(a) médico(a) veterinário(a) pode solicitar:
- Radiografia torácica
- Ecocardiografia
- Ultrassonografia
- Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) guiada por ultrassom
- Biópsia
- Hemograma completo
- Albumina
- Ureia
- AST – TGO
- ALT – TGP
- Fósforo
- Gama GT
- CPK (creatinofosfoquinase)
- Fosfatase Alcalina (F.A.)
Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do(a) Médico(a) Veterinário(a).
Quando possível, é recomendada a remoção cirúrgica da massa tumoral, atentando-se para uma recuperação adequada no pós-operatório. Esse procedimento pode proporcionar um aumento da expectativa de vida do animal, porém o(a) paciente deve ser monitorado com exames radiográficos para a identificação de um possível retorno do desenvolvimento do tumor.
A quimioterapia também é recomendada como tratamento para o tumor de corpo aórtico e, como adjuvante, a radioterapia pode ser utilizada de acordo com a indicação veterinária. Os efeitos adversos da quimioterapia devem ser considerados na escolha do tratamento.
Não é recomendado o tratamento quimioterápico em fêmeas gestantes.
Não se recomenda que animais portadores de neoplasias se reproduzam.
Uma vez que não é possível prevenir efetivamente o desenvolvimento de tumores de corpo aórtico, é indicado o acompanhamento periódico com o(a) médico(a) veterinário(a) para manutenção da saúde dos animais e diagnóstico precoce de eventuais enfermidades.
ARAUJO, M. M. et al. Quimiodectoma em um cão. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 9, n. 2, p. 46-47, 2011.
CHIQUITO, Márcio; WERNER, Pedro Ribas; PACHALY, José Ricardo. Ocorrência de quimiodectomas em animais no primeiro planalto do Paraná, Brasil. Arquivos de ciências veterinárias e zoologia da UNIPAR, v. 1, n. 1, 1998.
DE FIGUEIREDO PEREIRA, Márcia et al. Tumor de corpo aórtico com metástase pulmonar e traqueal em cão. Medicina Veterinária (UFRPE), v. 13, n. 1, p. 75-78, 2019.
GRACIANO, Thêmis Sakaguti et al. Paraganglioma de corpo aórtico e carotídeo. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, v. 12, n. 2, 2009.
HEADLEY, Selwyn Arlington et al. Aortic body tumors in dogs from Northern Paraná, Brazil. Ciência Rural, v. 39, n. 6, p. 1908-1912, 2009.
JARK, Paulo César et al. Quimiodectoma de corpo aórtico em cão. Clínica Veterinária, p. 54-60, 2011.
TORRES, Luciana Neves; PEREIRA, G. G; KIMURA, Katia Cristina; et al. Tumor de corpo aórtico mestástico em cão relato de caso. Anais.. Botucatu: [s.n.], 2003.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.