Não é considerada emergencial

Afeta cães e gatos

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Pode exigir exames complementares

Castração não influencia

Tudo sobre:

TUMOR DE CORPO AÓRTICO

Tumores de corpo aórtico são neoplasias (câncer) localizados na base do coração. Sāo incomuns em cães e ocorrem ainda mais raramente em gatos, sendo observados com maior frequência em machos e animais velhos, com uma proporção de 80% de cães idosos dentre os animais diagnosticados. 

Acredita-se que a falha da oxigenação no organismo, quando ocorre de forma prolongada, pode predispor esse tipo de tumor, portanto, cães braquicefálicos, aqueles com o focinho achatado, apresentam maiores chances de desenvolvimento do tumor, principalmente as raças Boxer, Boston Terrier e Buldogue Inglês.

Os tumores do corpo aórtico dificilmente se espalham para outros órgão do organismo, formando metástases, porém é comum encontrar a presença de outros tipos de tumores no animal diagnosticado com quimiodectomas, como também são chamados os tumores que ocorrem no corpo aórtico. Aproximadamente 50% dos cães que foram diagnosticados com quimiodectoma também apresentam diferentes tumores em outras regiões do corpo.

O animal pode permanecer sem sintomas evidentes, pois o quimiodectoma não causa sinais específicos pela sua presença, mas com o desenvolvimento da neoplasia, pode ocasionar a obstrução dos vasos da base do coração, causando sintomas relacionados à falta de circulação, como extremidades frias ou azuladas, tosse, vômitos ou em casos graves convulsões e síncope (desmaios).

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner